quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O xampu certo


A hora de comprar xampu é uma eterna dúvida, pois são tantos rótulos e fórmulas, então a dica inicial é partir da classificação básica do tipo do seu cabelo: seco, oleoso ou normal. O xampu indicado para você vai limpar na medida certa, sem ressecar e sem deixar excesso de gordura no couro cabeludo.
Caso a finalidade seja hidratar e fortalcer o cabelo, procure por xampus compostos de ácidos graxos, entre eles estão a lanolina acetilada, algas marinhas, pantenol, aloe vera, jojoba, manteiga de karité e colágeno. Esses todos irão ajudar na hidratação e redução da perda de água.
Se as suas madeixas são tingidas, a dica é apostar nos antioxidantes que atuam protegendo a cor natural e artificial dos fios contra o desbotamento ou alteração de tons vermelhos e cobres. Os ativos são vitamina E , óleo de semente de girassol, óleo de macadâmia e extrato de caviar.
Para restaurar é fundamental o uso da queratina, já para balancear a oleosidade procure por xampus com substâncias naturais como ativos adstringentes para controlar a gordura (alecrim, algas marinhas, arnica, hortelã, jaborandi ou menta).
Um fator importantíssimo na hora de procurar o xampu certo é ficar atenta ao Ph da fórmula:
- Dê preferência aos produtos com pH balanceado e nunca com neutro (pH 7).
-  O pH natural dos fios é de 4.5 a 5.5, levemente ácido.
-  O pH ácido ajuda a fechar as cutículas,o que aumenta o brilho pois lava e limpa sem agredir a proteção natural das madeixas
-  O pH correto também é fundamental, pois previne o desbotamento da coloração natural ou artificial dos fios e o ressecamento.
Por fim, não se engane com a quantidade de espuma produzida pelo xampu, ou mesmo pelo xampu ser menos espesso, pois nem sempre isso indica que a qualidade é baixa. O certo é testar e achar aquele xampu que é capaz de deixar seus fios lindos e sedosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário